O eucalipto tratado é muito utilizado como indicação de material nos projetos arquitetônicos, assim como é indicado por engenheiros na execução de obras, pois é um excelente material e muito versátil.

O tratamento consiste em saturar as madeiras com metais solúveis em água, tornando a madeira imunizada, ou seja, resistente a fungos, cupins, umidade e outros agentes de deterioração. O processo é executado em circuito fechado, através do sistema vácuo/pressão, em um cilindro de aço fabricado para suportar pressões elevadas (autoclave).

 

 

           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IMUNIZAÇÃO EM AUTOCLAVE

 

O processo de imunização em autoclave tem como objetivo protejer a madeira, tanto da deterioração ocasionada pelos agentes químicos como físicos. Desta forma o material se torna resistente a decompositores como: cupins, fungos, umidade e outros.

O produto utilizado é o CCA (arseniato de cobre cromatado), sendo que o cromo promove um processo de ancoragem, o cobre atua como fungicida e o arsênio como inseticida.

A madeira tratada em autoclave, com CCA não é nociva a saúde, não exala odores ou vapores, formando compostos praticamente insolúveis e não deixa resíduos superficiais na madeira.

O TRATAMENTO
Minas Brasil Madeiras